Holocausto Brasileiro - Review

Assim que li as primeiras duas frases da sinopse do Livro Holocausto Brasileiro, fiquei chocada, atordoada com todas as informações visuais que a autora Daniela Arbex ia descrevendo.


A cada palavra que lia sentia a dureza da sua escrita nua e dura, de uma realidade paralela que o Brasil tentou abafar e negar durante vários anos.

Milhares de "Pessoas" que ( já não podem contar esta história) perderam esse estatuto, homens, mulheres e crianças...gente "normal" que era violentada física e psicologicamente todos os dias, internada sem diagnósticos mentais (meninas violadas pelos patrões, homossexuais, epilépticos, mulheres que os seus maridos trocavam pelas amantes e se tornavam verdadeiros empecilhos, alcoólicos, prostitutas...) este era o quadro de quem vivia no Hospício de Colônia em Barbacena, um local sem condições, onde se comiam ratos e a água que se bebia era do esgoto.

Gente que nem mesmo depois de morta conseguia ter uma morte digna.
A dignidade não era restituída aos cadáveres, estes eram vendidos a faculdades de medicina e quando o  seu número excedia à procura, eram decompostos em ácido.
Estas 60.000 pessoas jamais teriam paz...

 Daniela Arbex quis com este livro restituir e dar voz e identidade  aos inúmeros rostos que durante anos tudo perderam e conseguiu!

Um livro Chocante e Real de um Brasil não muito distante...

1 comentário: